COMO A PSICOTERAPIA DE GRUPO PODE AJUDAR?

06/02/2012 11:35

 

  Somos seres constituídos por uma sociedade, isto é, somos seres sociais e temos a necessidade de pessoas para sobreviver.

        Desde o nascimento precisamos de alguém que nos proteja, nos alimente e, principalmente, nos deseje. Vamos crescendo sempre rodeado de pessoas que são extremamente importantes para nos socializarmos e satisfazer as nossas necessidades.

        Buscamos o tempo todo um sentimento de fazer parte e é imprescindível que façamos parte, ao longo da vida, de algum grupo, seja este familiar, religioso, político, ideológico, social etc. A necessidade de fazer parte é inata em todos nós e quando fazemos parte, quando somos aceitos ou aprovados num grupo qualquer, evoluímos com qualidade e saúde emocional, pois alimenta nossa auto estima.

        Quando crianças, nós pertencemos à grupos de amigos, panelinhas quando adolescentes, torcemos para um time específico, nos associamos a alguma instituição ou clube, fazemos parte de algum movimento estudantil etc. Tudo isso fortalece a auto estima, a nossa imagem, formando nossa identidade que carregamos para o resto de nossas vidas. Porém, quando há falhas nessa socialização, dificuldades surgem e também as carregamos pela vida. Nada é mais doloroso do que a exclusão.

        E como a terapia de grupo pode nos ajudar?

        As pessoas que procuram ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psicanalista têm os mais diversos problemas e bloqueios a serem tratados. Outros vão atrás apenas de uma maneira de se conhecer melhor, se relacionar melhor com as pessoas. Porém, em todos os casos, encontramos questões de relacionamentos interpessoais e valores pessoais que dão um sentido à vida, as questões existenciais.

        A terapia de grupo ou psicoterapia grupal, favorece um ambiente propício para que as relações entre as pessoas e consequentemente, a relação do indivíduo com ele mesmo, sejam trabalhadas, alem de facilitar a revisão de nossos valores, aceitando-os e fortalecendo-os ou até mesmo reformulando-os, isto é, mudando valores que na realidade nos atrapalham em nosso crescimento pessoal. Quando valores são colocados num grupo, podemos ter outras visões que até então não enxergávamos.

        A terapia grupal ajuda a desfazer a auto imagem negativa que temos de nos mesmos através de novas experiências de relacionamentos, pois o ambiente terapêutico facilita a expressão de nossos sentimentos mais dolorosos em meio à pessoas que também o fazem. Sentimentos, pensamentos e fantasias, na maior parte das vezes, não aceitos por nós, com medo de sermos excluídos.

        Na terapia de grupo aprendemos de maneira vivencial que podemos expressar tais sentimentos sem receio, que podemos ser nós mesmos sem usar as mascaras sociais que aprendemos a usar ao longo da vida, que podemos nos aceitar como somos e aceitar o outro como ele é, extrapolando o ambiente terapêutico, passando a ser quem somos no mundo em que vivemos, na família e no grupo social do qual fazemos parte.