HIPNOSE E A CAUSA DOS SINTOMAS
Muitos sabem, porém outros ainda desconhecem que sofremos de eventos estressantes e traumas da nossa infância. As frustrações, os medos, a culpa, as perdas etc. que, de algum modo, todos nós passamos e não foram expressas naqueles momentos, continuam atuando em nós. Continuamos vivendo com estas emoções e sentimentos, as quais foram encorajadas pela nossa cultura a ficar guardadas ou reprimidas.
Se um trauma é muito intenso, nós o reprimimos. Principalmente na infância, pois algo que para o adulto é bobagem, para a criança pode ser aquilo que ela levará para vida toda, de maneira oculta, esquecida, porém ativa.
Nós esquecemos a memória e a emoção do que foi vivido, mas sua força continua em nós e se torna fonte de ansiedade e sentimentos ruins. O inconsciente não pode tolerar este desconhecido não nomeado, então cria os mais diversos SINTOMAS. A fobia é um deles. Neste caso o medo é externalizado, dirigido a algo conhecido, como insetos, altura, lugares fechados etc. Uma fobia particular representa simbolicamente um oculto e reprimido medo infantil.
Isso também pode surgir como um problema emocional como, por exemplo, a depressão ou crises de pânico, baixa auto estima, insegurança, ansiedade e distúrbios alimentares e sexuais.
Outra forma deste algo oculto se manifestar é através de sintomas físicos como pressão alta, eczemas, infecções, artrites, dores crônicas etc.
Há também os sintomas de conversão histérica como a paralisia, cegueira, tremores etc. sem causas orgânicas definidas.
Quando a criança não consegue ou pode dar vazão às emoções e sentimentos, ela deseja se livrar deste incômodo e o faz negando-o, enterrando-o e finalmente afastando-o da consciência. A partir de então, essa criança não tem mais a lembrança do incidente que causou tais emoções, mas a força ainda esta lá.
Anos depois, os mesmos sentimentos e emoções ainda estão lá, represados, e se acontece algo que representa o incidente do passado, seja ao se envolver em relações afetivas, no trabalho, nos estudos ou em qualquer área da vida, surge um sintoma para dar vazão a esta emoção.
Freud já dizia que onde há sintoma, há uma amnésia.
Vários sentimentos podem ocorrer quando chega a puberdade e nos acompanha na fase adulta.
Sentimentos de rejeição, medo de não ser bom o bastante no trabalho, no sexo, medo de falar em público, sentimentos de não ser digno de ser amado(a), medo de responsabilidades e muitos outros sintomas.
A base destes sentimentos irracionais está no nosso inconsciente. A psicanálise é um dos caminhos para acessar o oculto e trazê-lo à consciência através da relação transferencial entre analista e analisando. Um trabalho árduo e moroso que nos leva ao conhecimento de si mesmo.
Outra maneira de acessar tais registros ocultos é através a HIPNOTERAPIA ou HIPNOANÁLISE, que encurta muito o processo terapêutico com enormes benefícios ao indivíduo, buscando a causa dos sintomas e, também, fortalecendo-o mental e emocionalmente através de ressignificações e elaborações.
A hipnose tem suas bases neurológicas e neurofisiológicas. A neurociência já demonstrou que os fenômenos hipnóticos são tipicamente de origem límbica, isto é, no sistema límbico, sede das emoções.
Já a repressão e as defesas que impedem que as lembranças dolorosas aflorem, são um processo do córtex pré frontal, relacionado ao ego, que impedem que o sistema límbico descarregue o excesso de energia, que acaba gerando um sintoma.
A hipnose tranquiliza a mente, possibilitando um relaxamento do córtex pré frontal, criando condições para a expressão do sistema límbico (emoções), além de regularizar a atividade da amígdala, núcleo associado ao hipocampo e sistema nervoso autônomo. A amígdala irritada produz medo, ansiedade, ira, comportamento agressivo e alterações no comportamento sexual e a neurose.
Portanto, podemos observar que a hipnose por si só, traz inúmeros benefícios quando consideramos a neurofisiologia e também a expressão do emocional reprimido, regularizando as atividades neurológicas, acessando o reprimido da infância, elaborando-o e, consequentemente, dando fim ao sintoma.
HIPNOSE PARA TODOS
psicoliber@gmail.com