HIPNOSE É UM ESTADO NATURAL DA MENTE

26/03/2012 12:02

 

Hipnose é um estado natural da mente e a experienciamos diversas vezes ao longo do dia.

Podemos dar diversas situações nas quais a hipnose acontece, ou melhor, o estado no qual nossa mente entra, que se assemelha a hipnose:

·         Momentos antes de você pegar  no sono e assim que você acorda;

·         Quando você dirige longas distâncias e de repente chega ao destino sem perceber ou lembrar dos lugares pelos quais passou;

·         Ao ler um livro e “entrar” na estória, sentir as emoções etc.;

·         Quando você assiste uma propaganda diversas vezes e acaba favorecendo a escolha de um produto, mesmo que mais caro e de igual qualidade;

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada das mais diversas maneiras, porém ninguém é hipnotizado contra sua vontade e nunca fará algo que realmente não queira fazer quando em hipnose.

Como você já passou por um processo hipnótico inúmeras vezes ao longo da sua vida, ao se submeter a uma hipnose propriamente dita, você não sentirá diferença alguma. É como se você estivesse relaxando em sua casa!

A hipnose não é uma terapia, é um estado a mente. Um estado de relaxamento, seguro e confortável, no qual há uma diminuição da frequência cerebral e, consequentemente, uma diminuição considerável na ansiedade.

Quando a ansiedade baixa, você tem acesso ao seu próprio lado criativo e às suas memórias, que num estado mental do dia a dia, não temos acesso.

O que faz a hipnose ser uma terapia é a técnica usada quando a pessoa está sob hipnose.

Duas formas de terapia hipnótica podem ser usadas com ótimos resultados terapêuticos: a hipnose sugestiva e a hipnoanálise.

Hipnose Sugestiva: usada para problemas mais pontuais e “simples”, como por exemplo medo de falar em público ou ansiedade diante de uma prova.

Hipnoanálise: um método se prospecção do inconsciente em busca das causas dos problemas. Sob hipnose, a livre associação da mente ocorre de maneira mais fácil, pois o crivo da mente racional está relaxado e os mecanismos de defesa “afrouxados”.

A união dos dois métodos traz grandes benefícios terapêuticos, com resultados mais rápidos e permanentes.

Se quiser mais informações sobre o assunto: psicoliber@gmail.com

www.psicoliber.com