O QUE SE SABE SOBRE HIPNOSE ?
Participei do II CONGRESSO SUL AMERICANO DE HIPNOSE – I CONGRESSO BRASILEIRO DE HIPNOSE CONTEMPORÂNEA, realizado na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, de 12 à 15 de abril de 2012.
Todos os assuntos abordados foram muito elucidativos e muito bem explanados, além de comprovarem cada vez mais a eficácia da HIPNOSE como ferramenta para a psicologia, medicina, odontologia, fisioterapia e outras áreas que se preocupam com a saúde e o bem estar do indivíduo.
Temas como hipnopediatria, hipnoanestesia, hipnose em traumas profundos, hipmose em situações de emergência entre vários outros, trouxreram grande contribuição aos profissionais e estudantes que lá estiveram.
Porém, um dos temas que me chamou muito minha atenção, fez parte de um dos pôsteres apresentados e que foi o primeiro colocado na escolha dos melhores: “Olhar do aluno de psicologia sobre a hipnose”.
Como psicólogo e, consequentemente, um ex-aluno de uma faculdade de psicologia, posso afirmar que a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada – IBHA, do Rio de Janeiro, traz resultados muito concretos e corretos a respeito de como o aluno vê a hipnose e o que as graduações de psicologia NÃO estão fazendo para mudar esta realidade.
Muitas vezes, durante a minha formação, eu colocava a hipnose em minhas colocações e questões, porém percebia que os professores (com exceções é claro) não conheciam o que é hipnose. Muitos desviavam o assunto, outros simplesmente falavam que não conheciam a fundo.
Eu ficava um pouco incomodado, pois eu já tinha o contato com a hipnose muito antes de ingressar na formação de psicólogo, já a aplicava e com resultados muito bons.
Mesmo entre os colegas essa “negação” da hipnose era comum. As pessoas demonstravam muita falta de conhecimento sobre o assunto, às vezes medo e as famosas perguntas de quem realmente não conhece a hipnose. Culpa de quem? Na minha opinião, culpa da própria formação, que pelos mais diversos motivos conscientes ou não, deixam a hipnose de lado.
Fiquei muito esperançoso com a pesquisa realizada e imagino que seja divulgada em todas as universidades, não somente nos cursos de psicologia mas em todas as áreas da saúde.
Parabéns aos que realizaram a pesquisa e, para aqueles que estão lendo este texto, busquem mais informações sobre a hipnose. Somente assim, poderão falar bem ou mal.
Segue a conclusão e o pôster da pesquisa realizada.
· 100% dos alunos já ouviram falar sobre hipnose;
· 70% na faculdade;
· 74% ouviram falar negativamente sobre hipnose;
· A minoria conhece algo sobre os teóricos da hipnose;
· 84% tem interesse em conhece mais sobre o assunto;
· 83% desconhece que a hipnose foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (em 20 de dezembro de 2000);
· Muitas instituições de ensino e seus docentes não demonstram interesse sobre o tema e quando o abordam tentam transmitir a idéia de ineficiência da hipnose, deixando de considerá-la como ferramentade apoio psicoterápico.
Pesquisa realizada por: Clemilson da Silva Souza e Clystine Abram
Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada – IBHA – Rio de Janeiro - RJ