Psicologia e psicanálise

28/09/2011 12:40

 

    Sigmund Freud compreendia a mente como sendo um imenso reservatório de imagens em conflio procurando a luz da consciência, porém, com freqüência recalcadas por sentimentos de culpa, medo ou vergonha.
     Após o uso da hipnose e, posteriormente, ao publicar “A Interpretação dos Sonhos”, em 1900, iniciou-se a conhecida psicanálise com seus conceitos básicos como complexo de Édipo, inconsciente, mecanismos de defesa, pulsões de vida e de morte, livre associação, atos falhos etc.
       Freud mudou radicalmente a forma de compreendermos o outro e a nós mesmos.
       Não somente Freud tem um papel importante na evolução das teorias da mente, mas também as idéias provenientes da filosofia como a fenomenologia de Husserl e Heidegger, o jeito de ser de Carl Rogers que deu iníco à Abordagem Centrada na Pessoa, sendo estas abordagens humanistas e existenciais, as teorias cognitivas comportamentais, a Gestalt Terapia, a psicologia Integral de Ken Wilber entre outras diversas linhas teóricas.
       Este site tem a finalidade de abordar e elucidar de maneira simples e alguns conceitos e idéias destes precursores.
 


    “O inconsciente envia à mente os mais diversos tipos de emanações, seres estranhos, terrores e imagens ilusórias – quer nos sonhos, quer em         plena luz do dia ou na insanidade; pois, nas profundezas do reino humano, abaixo do solo do comparativamente ordeiro e pequeno recanto a que chamamos consciência, encontram-se insuspeitas cavernas de Aladim. Mas não são somente jóias que lá se encontram, há gênios perigosos também: os poderes psicológicos inconvenientes ou recalcados que não pensamos ou ousamos integrar às nossas vidas...Mas também são morbidamente fascinantes, pois contêm as chaves que abrem toda a esfera da desejada e temida aventura da descoberta do self.”
(Joseph Campbell – “O herói de mil faces”)